domingo, 14 de junho de 2009

Análise de enquadramentos e movimentos de camera - I

Nesta cena de Cães de Aluguel, de Quentin Tarantino.
O filme narra a história de um grupo de ladrões que se reúne em um armazém após um assalto, procurados pela polícia começam a desconfiar que um deles pode ser um traidor. O filme é montado de forma não-linear, mesclando as cenas do armazém e da interação entre os ladrões, e cenas anteriores do planejamento do assalto.
Esta cena particular é a cena que remonta o momento em que foram decididos os nomes que cada um usaria, uma vez que para não correr riscos no assalto, ninguém deverá saber o verdadeiro nome de ninguém.

Podemos observar a opção pelo enquadramento em plano médio dos personagens, plano que enquadra a pessoa da cabeça até metade do tronco mais ou menos. Esse enquadramento é ultizado enquanto se dá a comunicação entre o personagem que explica a necessidade dos nomes, e que de pé funciona como uma espécie de professor e possui certa autoridade, e os demais personagens que apenas escutam, e são enquadrados da mesma forma, sugerindo uma certa idéia de igualdade entre eles.

O movimento de câmera utilizado para mostrar os personagens sentados é o travelling, a camera passeia sobre eles sem preferir nenhum.

Até que inusitadamente a camera se aproxima em zoom de um dos personagens, destacando-o, ainda que sem explicar porque. Esse movimento não se repete com nenhum dos outros.

Quando os nomes são escolhidos, o enquadramento preferido é o close, que individualiza cada um deles, na medida em que seu nome é apontado.

http://www.youtube.com/watch?v=DvMam5wsZIk

Nenhum comentário:

Postar um comentário