terça-feira, 7 de julho de 2009

Cinead estréia cineclube no MAM



Estréia no dia 16 de julho o Cineclube Cinead-MAM. O evento é promovido pelo Cinead (Cinema para Aprender e Desaprender), projeto de pesquisa e extensão da Faculdade de Educação, da UFRJ, e irá acontecer duas vezes por mês, às quintas-feiras, no Museu de Arte Moderna.



Na primeira edição será exibido o longa-metragem Jacquot de Nantes, de Agnès Varda. O documentário conta a história do cineasta francês Jacques Demy, que estreou como diretor de longas com o filme Lola, de 1960 e dirigiu ainda o premiado Os guarda-chuvas de amor. Também será exibido o curta En’ Regardant le Film, de Zhang Yimou, sobre a história de um menino que passa o dia a espera de ver um filme em sua cidade. Após a exibição dos filmes haverá um debate com Ana Lucia Soutto Mayor, doutora em Letras e professora do Colégio de Aplicação da UFRJ, atuante no projeto Cinead. O evento é gratuito.





Projeto Cinead (Cinema para Aprender e Desaprender)



Coordenado pela professora Adriana Fresquet, o Cinead nasceu em novembro de 2006 com o intuito de aproximar o cinema da educação através de um projeto de pesquisa que articula universidade, cinemateca e escola. Para este propósito, em 2008 foi assinado um convênio entre a UFRJ e o MAM, e criou-se a Escola de Cinema do Colégio de Aplicação da UFRJ (Cap-UFRJ), que tem como padrinho o cineasta Nelson Pereira dos Santos. Segundo Adriana, a idéia é fazer com que os alunos se tornem produtores, atores e autores de cultura. A Escola também funciona como um projeto experimental para a elaboração de bases currículares de cinema para educação básica, que conta com a participação de mais de 10 instituições entre universidades federais, estaduais, particulares, inclusive empresas cinematográficas que virão apoiar esta iniciativa. O objetivo principal é criar um referencial apropriado e apropriável para o desenvolvimento de projetos de cinema em outras escolas públicas.



“Através de uma aproximação entre o cinema e a educação, cujo objetivo principal é pensar as possibilidades de aprender com o cinema, mas também desaprender com ele, procura-se incentivar a construção de uma visão própria do mundo, assim como desconstruir falsos valores, pré-conceitos e princípios que acriticamente e coletivamente carregamos por gerações e gerações”, resume Adriana.



Segundo a professora, a pesquisa se ilumina com o olhar de pedagogos, psicólogos, cineastas, historiadores e artistas diversos. O projeto se desenvolve em parceria com a Cinemateca do MAM.



Serviço:



Cineclube Cinead-MAM

Dia: 16/07 (quinta-feira)

Horário: 18h30

Lotação: 180 pessoas

Classificação (dos filmes do dia): 12 anos

Debatedora: Ana Lucia Soutto Mayor – doutora em Letras e professora dos ensinos fundamental e médio do Colégio de Aplicação da UFRJ.

Local: Cinemateca do MAM

Av Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo

Telefone: (21) 2240 4944



Filmes:



Jacquot de Nantes de, Agnes Varda

Documentário. Biografia do cineasta francês Jacques Demy. O filme passeia pelas lembranças de Demy, principalmente as de sua infância, contando como foi a sua relação com seus parentes e amigos, as primeiras namoradas e os primeiros filmes que fez. Elenco: Édouard Joubeaud e Philippe Nahon. Duração: 118’ (minutos)



En’ Regardant le Film, de Zhang Yimou

É um dos 33 curtas que compõe o longa Cada Um Com Seu Cinema, feito por mais de 30 cineastas, em comemoração ao 60º Festival de Cannes, a pedido do presidente do festival Gilles Jacob. Um menino passa o dia encantado com a expectativa da projeção de um filme em sua cidade. Duração: 3’ (minutos)

Um comentário:

  1. Passei para convidá-los para visitar meu novo blog de poesias visuais.

    http://amaquinadaspalavras.blogspot.com/

    abraços

    ResponderExcluir